Dicas para fazer o cabelo crescer saudável

Quer saber como fazer o cabelo crescer saudável?

Exibir longas e saudáveis madeixas é o sonho de muitas pessoas.

Perceba como você se sente ao olhar alguém com um cabelo bem comprido e bem cuidado. Inconscientemente, associamos essa característica à saúde.

Isso é muito mais que mera impressão. De fato, a aparência dos cabelos está bastante ligada a boa saúde.

Como o cabelo não é um órgão essencial para o funcionamento do organismo, ele recebe todos os nutrientes que “sobram” após o corpo fazer a absorção para as suas funções primordiais.

Por isso, para cuidar bem dos cabelos, é preciso cuidar da saúde.

Neste artigo, vou ensinar algumas dicas simples para você entender alguns pontos o que influencia no crescimento dos cabelos.

Equilíbrio hormonal

Um dos principais motivos da queda de cabelo é a presença da di-hidrotestosterona, representada pela sigla DHT. Este hormônio, mais presente no organismo masculino, é o responsável pela calvície.

No entanto, as mulheres também devem se preocupar com o DHT. É que ele influencia em algum nível no crescimento dos cabelos. Cada pessoa conta com um nível de sensibilidade ao DHT diferente, em relação a outra. Parece com a sensibilidade ao álcool.

Se os hormônios estão desequilibrados, a aparência e textura dos cabelos já fica prejudicada. Por isso, é tão importante consultar um médico e pedir exames.

Mantenha o peso saudável

Se os hormônios são importantes para manter o peso saudável, o que o peso tem a ver?

Acontece que o excesso de peso contribui para o desequilíbrio hormonal. Especialmente a mulher, quando engorda, desenvolve a resistência insulínica.

Com os níveis de insulina desequilibrados, a produção de hormônios fica prejudicada, forçando a liberação de hormônios andrógenos (masculinos).

É aí que o DHT aumenta os seus níveis, conecta-se aos fios e afina as suas estruturas.

Por isso, manter os cabelos bonitos e compridos é mais um motivo para buscar um peso saudável.

Atenção com o anticoncepcional

Você já entendeu que a questão hormonal é altamente relevante para o seu cabelo, certo?

Então, imagine o que acontece quando hormônios que o seu corpo não produz são colocados para dentro do organismo.

Por isso, recomendo que você converse com seu médico sobre esse assunto e jamais use anticoncepcionais sem prescrição. Assim, você dá um passo em direção ao sonho dos longos cabelos.

Leia também: 5 Dicas contra queda de cabelo

Controle o estresse

Quando falo que o estresse prejudica os cabelos, as pessoas me devolvem a pergunta:

“mas, dr. Lucas, como posso evitar ficar estressado?”

Evitar situações de estresse nem sempre é possível. Todos estamos sujeitos ao trânsito, às filas e às cobranças no trabalho.

No entanto, é perfeitamente possível controlar os efeitos desse estresse no organismo.

Mas, antes, deixa eu te contar por que o estresse prejudica o cabelo.

Tudo que eu falei sobre os hormônios também se aplica aqui. O estresse libera hormônios como cortisol e adrenalina, que também afetam a liberação de outros hormônios.

Para controlar o estresse, recomendo o treino HIIT (High Intensity Interval Training), ou treino intervalado. Ele funciona com picos de alta intensidade com intervalos para descanso. É uma máquina de dissolver estresse.

Pode ser corrida, ciclismo, natação, flexão… O importante é que seja agradável para você!

Eu espero que com este artigo você entenda como fazer o cabelo crescer saudável. Primeiro, é preciso cuidar da sua própria saúde!

Até a próxima!

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a autoestima e a confiança de que podem, sim, ter a barba e os cabelos que desejarem com um tratamento seguro, adequado e eficiente.

Calvície: será que não tem solução?

Fechar Menu