Entenda por que os fios novos caem e saiba o que fazer

Você já se perguntou por que os fios novos caem?

É comum ver alguns dos fios mais novos e bem curtos desprendem-se do couro cabeludo ainda antes de crescer muito. Ver esses fios caindo geralmente traz algum grau de preocupação.

Será que é o caso de ficar preocupado com queda de cabelo? Ou, pode representar alguma doença? Continue até o final do artigo para entender por que os fios novos caem

As fases do cabelo

No geral, os fios de cabelo estão em diferentes fases:

  • Fase anágena – corresponde ao fio enquanto cresce ativamente. Dura entre 3 a 6 anos;
  • Fase cartágena – a fase em que o fio para de crescer e absorver nutrientes, preparando-se para cair. Dura cerca de três semanas.
  • Fase telógena – o cabelo morto é empurrado por um novo fio em fase anágena. Dura até três meses.

Cerca de 90% dos nossos fios estão na fase anágena. No entanto, nem todos passam dessa fase para a próxima.

Quando o fio é novo, costuma estar na fase anágena. Se ele cai ainda nessa fase, é sinal que não contava com a qualidade estrutural necessária para seguir com o crescimento.

Leia também: É verdade que usar chapéu causa calvície?

Fatores que influenciam na queda

Ao ver o fio novo cair, as pessoas ficam bastante preocupadas. Afinal, se até os fios curtos caem, imagine os fios mais longos? Será que vão crescer? Ao olhar um pequeno bulbo branco que cai junto e fica na raiz do fio, essa preocupação ainda aumenta.

Nos dias atuais, sofremos com deficiências nutricionais e desequilíbrios hormonais que prejudicam o processo de crescimento dos cabelos, tais como:

  • Estresse;
  • Falta de vitaminas;
  • Falta de minerais;
  • Deficiências na alimentação;
  • Uso de hormônios (anticoncepcionais, reposição, etc).

Assim, o pequeno fio que está sujeito à queda nos primeiros meses provavelmente foi afetado por algum desses fatores ou pelo conjunto deles. Ao despontar já intoxicado, não dura mais que 2 ou 3 meses preso na cabeça.

A queda de pequenos cabelos pode ser um sinal de alerta para a sua saúde. Um médico tricologista pode te auxiliar a descobrir quais fatores estão envolvidos nesse problema.

Ao solicitar exames e avaliar a sua saúde, pode ser necessário realizar mudanças na alimentação ou até indicar suplementação.

Quero chamar a atenção para evitar a automedicação. A maior parte desses medicamentos dedicados ao crescimento dos cabelos pode simplesmente não funcionar, afinal, cada caso é muito específico e deve ser tratado de forma personalizada.

Eu espero que este artigo ajude você a entender por que os fios novos caem.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a autoestima e a confiança de que podem, sim, ter a barba e os cabelos que desejarem com um tratamento seguro, adequado e eficiente.

Calvície: será que não tem solução?

Fechar Menu