A bebida alcoólica causa queda de cabelo?

Você já ouviu falar que bebida alcoólica causa queda de cabelo?

Sabemos que o álcool pode ser bastante prejudicial para a saúde em diversos contextos. Mas, será que faz mal para o crescimento e desenvolvimento dos fios?

Continue até o final para entender se a bebida alcoólica causa queda de cabelo.

Quando a bebida alcoólica prejudica os fios?

Consumir bebida alcoólica gera inflamação em todo o corpo, inclusive no couro cabeludo.Isso acontece devido à liberação de uma explosão de radicais livres impulsionada pelo álcool.

Quem mais sofre com os impactos da bebida alcoólica nos cabelos são portadores de doenças autoimunes, como alopécia areata, alopécia frontal fibrosante e lupus.

O índice de álcool no organismo, quando está elevado, afeta o metabolismo. Com o corpo esforçado em metabolizar o etanol – já que o fígado não conta com enzima para digerir a substância -, esse desgaste pode levar à queda capilar.

Por isso, quando o consumo de álcool é excessivo e regular, a pessoa pode sentir a queda de cabelo como um dos efeitos negativos.

Bebida alcoólica e calvície

A relação entre bebida alcoólica e calvície também foi objeto de estudos. Uma pesquisa da Universidade Western Reserve, nos Estados Unidos, demonstrou que a bebida alcoólica pode ser um dos principais desencadeadores da calvície.

O estudo analisou 90 homens e 98 mulheres com irmãos gêmeos. Como os gêmeos contam com o mesmo material genético, são predispostos desde o nascimento a desenvolverem o mesmo número de fios.

Quando um dos dois conta com menor quantidade de cabelos, é porque um fator externo interferiu. Neste caso, o fator estudado foi o consumo regular de bebida alcoólica, que gerou impacto direto.

Leia também: Fumar causa queda de cabelo?

Pode bebida alcoólica no tratamento da calvície?

Na maioria dos tratamentos capilares, o álcool não é proibido. No entanto, é preciso que o paciente converse abertamente com o seu médico sobre as restrições durante o uso de vitaminas e minerais para auxiliar no crescimento dos cabelos.

Em alguns casos, medicamentos compostos por substâncias que não podem ser misturadas ao álcool são usados. Aí, sim, é preciso dar um tempo com esse tipo de bebida.

Só não deixe de seguir com o seu tratamento por ter bebido algumas doses. Seu médico tricologista não vai anular o tratamento capilar, apenas fazer o trabalho de avaliar a evolução das estratégias já aplicadas e orientar os cuidados que você deve tomar.

Eu espero que este artigo responda a dúvida se a bebida alcoólica causa a queda de cabelo. Não é necessário abandonar de vez as bebidas. Porém, o consumo contínuo e sem moderação pode contribuir para manifestar tendências que a pessoa já tenha.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Dr. Lucas Fustinoni

Ajuda pacientes em consultório a recuperarem a autoestima e a confiança de que podem, sim, ter a barba e os cabelos que desejarem com um tratamento seguro, adequado e eficiente.

Calvície: será que não tem solução?

Fechar Menu